Unhas e cuticulas

11-11-2011 09:50

 

Um dos nossos mais antigos rituais de beleza está passando por uma transformação significativa: a nova moda nas manicures é não tirar as cutículas. Muitas mulheres estão aderindo à essa febre por duas razões principais: praticidade e saúde.

A cutícula é a membrana protetora das unhas. Ela impede que bactérias e micróbios entrem embaixo da pele, causando pequenas inflamações na região. Além disso, é muito mais fácil e rápido fazer as unhas sem precisar passar pelo alicate: quando surge uma festa de última hora você pode trocar o esmalte descascado em casa sem precisar achar um horário no salão de beleza.

Algumas mulheres ainda estão resistentes ao novo hábito e a principal desculpa a gente já ouviu por aí: “ah, mas minhas cutículas são muito grossas”. Isso acontece porque a cutícula vai engrossando à medida em que é removida – imagine o que acontece depois de anos enfrentando o alicate.

Quer experimentar? Na próxima visita ao salão, peça para a sua manicure apenas remover os cantinhos e empurrar o excesso de cutícula com uma espátula de unhas.

Não tem outro jeito: se você está pensando em deixar as cutículas, também vai precisar de um tempo de adaptação e de uma boa dose de cuidado e paciência. Usar cremes para as mãos é um bom começo, massageando as cutículas de todas as unhas diariamente. Isso vai fazer com que elas amoleçam com o tempo e fiquem mais fininhas, deixando a mão com aparência de bem cuidada, mesmo sem esmalte.

.